Publicações
Artigos completos publicados em periódicos
-
WAGNER, G.; SILVEIRA, E. ; CALDEIRA, A.D. . Modelagem Matemática na perspectiva CTS: a questão da democracia. REVEMAT, v. 19, p. 1-20, 2024.
- WAGNER, G.. Mathematical Subjectivations and the emergence of the subject in Mathematics Education: a historical-cultural perspective. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, v. 8, p. 1-25, 2024
- WAGNER, G. Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação Matemática Crítica: aproximações e divergências de fundamentos. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. 51, p. 50-70, 22 abr. 2024.
- WAGNER, Guilherme. O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA CRÍTICA: análise de duas correntes teóricas. Cadernos da Fucamp, Campinas, Sp, v. 31, n. 1, p. 18-35, set. 2024. Disponível em: https://www.revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/3471. Acesso em: 05 set. 2024.
- WAGNER, G. O processo de ensino-aprendizagem de matemática em questão: perspectivas críticas. Vitruvian Cogitationes, v. 5, n. 1, p. 109-127, 8 maio 2024.
- WAGNER, G.. Educação Matemática e democracia: análise de duas perspectivas críticas. Revista Catarinense de Educação Matemática – RECEM, v. 3, p. 1-16, 2024.
- WAGNER, G. Por uma Educação Matemática Anticolonial. REBELA – Revista Brasileira de Estudos Latino-Americanos, v. 13 n. 2, p. 554-576, 2023.
- WAGNER, G.; SILVA, C. M. R. B. ; LUBAVEM, E. ; SILVA, G. S. ; JACOMELLI-ALVES, K. Z. ; GRANDE, R. C. ; BUEHRING, R. S. . ARTICULAÇÕES ENTRE A PESQUISA NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA E AS INSUBORDINAÇÕES CRIATIVAS: um feliz encontro. Revista Catarinense de Educação Matemática, v. 2, p. 1-22, 2023.
- WAGNER, G.. The Ethical Dimension of Creative and Collective Insubordination: A Philosophical incursion in Mathematics Education. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 24, p. 305-327, 2022.
- WAGNER, G.; SILVEIRA, E. . O grande ausente da educação matemática e a alienação na educação escolar. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, v. 12, p. 423, 2021.
- WAGNER, G.; SILVEIRA, E. . Wittgenstein como pós-moderno: o caso da Filosofia da Educação Matemática. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, v. 11, p. 284, 2020.
- WAGNER, G. Perezhivanie nas aulas de matemática: gênero, raça e ciência. Revista de Educação Matemática, v. 17, p. e020037, 2020.
- WAGNER, G.; SILVEIRA, E. . Alfabetização Matemática Realmente Crítica. REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, v. 10, p. 70-89, 2020.
- WAGNER, G.; SILVEIRA, E. . O silêncio ontológico na obra de Wittgenstein: crítica à filosofia da educação matemática. VERINOTIO (BELO HORIZONTE), v. 26, p. 359, 2020.
- WAGNER, G.; SILVEIRA, E. . REALISMO CRÍTICO E MARXISMO: CONTRIBUIÇÕES À FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. CONTEXTO & EDUCAÇÃO, v. 34, p. 234-251, 2019.
- SILVEIRA, E. ; CALDEIRA, A.D. ; WAGNER, G. . MODELAGEM MATEMÁTICA COM ENFOQUE CTS: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS. VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE), v. 39, p. 3, 2019.
- WAGNER, G.; SILVEIRA, E. . Wittgenstein as a Trojan Horse. Philosophy of Mathematics Education Journal, v. 1, p. 1, 2019.
- SILVEIRA, E. ; WAGNER, G. . Tecnologia e Modelos Matemáticos: reflexões crítico-ontológicas. VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE), v. 37, p. 91-108, 2017.
- WAGNER, G.; SILVEIRA, E. . REFLEXÕES ONTOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: HEIDEGGER E A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA. REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, v. 7, p. 173-192, 2017.
- WAGNER, G.; SILVEIRA, E. . É possível uma perspectiva emancipatória em Educação Matemática?. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS, v. 2, p. 110-120, 2017.
Capítulos de livros publicados
WAGNER, G.. VERDADE, COTIDIANO E REIFICAÇÃO: WITTGENSTEIN COMO FILÓSOFO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: Flávio Aparecido de Almeida. (Org.). EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E SOCIEDADE EM PESQUISA. 1ed.São Paulo: Editora Científica, 2023, v. 1, p. 216-240.
WAGNER, G.. A PESQUISA NARRATIVA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA SUBJETIVIDADE. In: Regina Célia Grando; Everaldo Silveira; Maria Carolina Machado Magnus. (Org.). Processos formativos em educação matemática: encontros, contextos, narrativas e colaboração. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2023, v. 1, p. 94-126.
WAGNER, G.. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ALGUNS FUNDAMENTOS CRÍTICO-ONTOLÓGICOS PARA A PESQUISA. In: Regina Célia Grando; Everaldo Silveira; Maria Carolina Machado Magnus. (Org.). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ALGUNS FUNDAMENTOS CRÍTICO-ONTOLÓGICOS PARA A PESQUISA. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2023, v. 1, p. 312-336.
WAGNER, G. EU NÃO SOU UM PROFESSOR REFLEXIVO!: FUNDAMENTOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ANTICOLONIAL. In: Eloisa Rosotti Navarro; Maria do Carmo de Sousa. (Org.). Educação Matemática Em Pesquisa: Perspectivas E Tendências. 1ed.São Paulo: Editora Científica Digital, 2021, v. 3, p. 246-254.
WAGNER, G.; SCHLICKMANN, J. R. . VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: uma proposta de ensino híbrido para o ensino de razões do sétimo ano. In: Larissa Zancan Rodrigues; Mônica Maria Kerscher; Jessica Rohden Schlickmann; Maíra Caroline Defendi Oliveira; Clayton Barbosa Ferreira Filho; Talles Viana Demos; Beatriz Pereira; Kleber Briz Albuquerque; Guilherme Mulinar. (Org.). (Com)TEXTOS III: diálogos de ensino para a educação científica e tecnológica. 3ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2021, v. , p. 21-.
Tese e Dissertação
Filosofia da Educação Matemática Crítica: fundamentos crítico-ontológicos. Tese.
Para uma Crítica da Filosofia da Matemática Wittgensteiniana. Dissertação.