Interesses de Pesquisa
Os meus temas de pesquisa se concentram nos processos de Objetivação e Subjetivação na Educação Matemática e nas suas interfaces com filosofia, economia política, arte e educação em geral. Principais temas e referenciais que oriento:
1. Pesquisa em Formação de Professores que Ensinam Matemática: políticas públicas, curriculares e pedagógicas; pedagogias para formação docente; prática profissional como processo formativo; práticas docentes (core practices) e pedagógico-matemáticas; formação para diversas modalidades (Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino Médio e Superior – formação do formador).
2. Teoria Histórico-Cultural na Educação Matemática: objetivações e subjetivações matemáticas, vivências matemáticas, pesquisa narrativa e Insubordinações Criativas em Educação Matemática; aprendizagem da matemática e aprendizagem com matemática;
3. Fundamentos Crítico-Ontológicos da Educação Matemática: interlocuções com Marx, Lukács, Bhaskar, Vigotski e Hegel; alienação, fetichismo, plataformização social/dadificação da educação, Ideologia da Certeza Matemática, Divisão Internacional do Trabalho Matemático, decolonialidade/anticolonialidade, realismo crítico;
4. Interfaces da Educação Computacional, Algébrica, em Ciências de Dados e Inteligência Artificial com a Educação Matemática: perspectivas críticas; gestão para a inovação escolar, pedagógica e educacional em uma perspectiva histórico-cultural.